quinta-feira, 5 de maio de 2016

O que será que será?

Os fins de Dilma, de Cunha, de Lula e do PT ficaram mais evidentes nesta quinta-feira, com a decisão do ministro Teori Zavascki – referendada pelo STF por unanimidade – de suspender o mandato e a presidência do presidente da Câmara. Fecha-se um círculo – embora nele devesse estar também Renan Calheiros – e agora todos os olhos se voltam para Michel Temer.

Mais que certo presidente da República a partir de quinta-feira próxima (12 de maio), Temer vem tateando o poder e deve estar percebendo que pegar a história na mão num país como o Brasil é tarefa muito mais difícil e complicada do que sonham as ingênuas consciências.

Temer tenta compor um ministério. A demanda da população - em sua maioria, pelo menos – é a diminuição do número deles. Não se justificam vários departamentos da República serem alçados à condição de primeiro escalão, com todos os seus gastos e seus poderes para realizarem tarefas de estafetas. O país, sem dinheiro para manter a dignidade do povo que precisa do Estado, não pode se dar ao luxo de oferecer rica estrutura administrativa para anões políticos que nada fazem, nada resolvem.

Mas Temer precisa de apoio no Congresso e o Congresso tem mais de algumas dezenas de partidos ali representados. Um ministério para cada um? Nem pensar. Seu próprio partido - o PMDB – quer talvez meia dúzia deles. O PP, com algumas dezenas de parlamentares, não se contentará com menos de dois. Ou três. DEM e PSDB, não querem nada, mas não vão fazer nada se alguns de seus membros virarem ministros e vão apoiar Temer. Ou não. É o modo tucano de dizer nem sim nem não, muito pelo contrário, quanto mais principalmente... Eles são craques nisso. Na verdade, querem sim parte do poder agora, mas que não fique muito claro que quiseram, para, em 2018, se algo der errado, poderem dizer que não faziam parte “daquilo” e, assim, reunirem mais chances de eleger um presidente. Lamentável.

Assim, a diminuição dos ministérios – primeira ação que apontaria para um governo sério – já está comprometida. Nesse caso, a culpa nem é totalmente de Temer, já que o “toma-lá-dá-cá” vigente na política brasileira desde sempre, continua forte e rijo. “Quer apoio? Queremos ministérios!”

Mas a indicação de nomes para a fieira de ministérios que Temer poderá ter de suportar, aí já é caso pessoal do futuro presidente. Pensar em um pastor que deve odiar o evolucionismo e pregar o criacionismo em seus sermões, para o ministério da Ciência e Tecnologia, é dar um tapa na cara de uma classe que há muito vem sofrendo nas mãos petistas, que são os cientistas todos do Brasil. Por sinal, uma cientista, fulgurante estrela da constelação científica, está indo embora exatamente por não ter condições de manter suas pesquisas por aqui. Faltam verbas, faltam condições, faltam políticas sérias, sobram politicagens.

E pensar em Roseana Sarney para qualquer cargo num governo já é uma agressão ao bom senso e à honestidade. Deixar que vaze por aí a ideia de que ela pode ser ministra da Educação, já extrapola qualquer limite de insanidade mental.

Considerar que o velho amigo Mariz de Oliveira não era bom para a Justiça, mas botá-lo na Segurança, também é temerário. E não só porque ele se manifestou contrario ao impeachment e andou criticando a operação Lava Jato (o que já é um absurdo). Acontece que a segurança no Brasil é uma das piores do mundo. Vivemos num país em que morre mais gente assassinada por ano do que em países em guerra. Sessenta mil assassinatos em 2015 não é um número de ficção. O Brasil precisa de um plano emergencial para a Segurança e o velho e bonachão amigo do presidente, que está sendo presenteado com um ministério de uma área da qual pouco entende, poderá deixar tudo como está, para a desgraça de milhões de brasileiros.

Parece que a única área que Temer pode estar acertando é a da economia. Meirelles, que segurou as pontas nos oito nos de Lula, tentando impedir a farra que depois se soube aconteceu assim mesmo – é um nome forte que, a depender da equipe que escolher, pode entregar, no início de 2019, um Brasil melhor para o sucessor de Temer.

Mas a situação atual, embora tenha muita coisa a ser comemorada  – Cunha fora, impeachment de Dilma quase certo, o PT derretendo por aí, a esquerda enfurecida e sem rumo como não se via desde a queda do Muro de Berlim – tem também um cenário preocupante: se Temer não acertar a mão, com nomes fortes e medidas iniciais que apontem para uma caminhada na direção certa, a oposição ao seu governo pode crescer e infernizar seu governo a um ponto perto do insuportável. O que, convenhamos, não será bom nem para as próprias oposições nem para o Brasil. Num cenário assim, o discurso conservador da volta dos militares pode ganhar muitos adeptos e se tornar inevitável. O que seria uma tragédia tanto quanto foram os anos petistas no poder.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário