terça-feira, 22 de março de 2016

Um amigo indignado

O blog abre espaço hoje para um jornalista que eu quero muito bem e que tenho saudades dos grandes papos que já levamos.

Jary Mércio andou por Campinas durante um bom tempo. Trabalhou comigo no Jornal de Hoje (ele, Caio Blinder e eu éramos a editoria de Nacional e Internacional no longínquo ano de 1979) e no Correio Popular (ele era editor de Cultura e eu, depois de um tempo na Política, fui para a editoria dele, onde fui subeditor). Quando voltei ao Correio, dez anos depois, encontrei Jary editando a Revista do Correio (atual Metrópole) e ele me convidou pra escrever uma croniqueta semanal, que acabou virando a coluna Farol que durou quase oito anos.

Depois que ele saiu do Correio, perdemos contato e só fui saber que ele estava trabalhando em Maringá, no Paraná, alguns anos depois. Ficamos ‘amigos’ no Facebook e temos mantido contado. Ele era simpatizante (pero no mucho) do PT, mas inteligente que é, foi percebendo a realidade. Não é a primeira vez que ele se manifesta contra os desmandos, a corrupção, a inépcia e a desonestidade intelectual dos petistas. O artigo abaixo - um desabafo altamente categorizado - foi publicado na página dele no Facebook.

Golpe? Que golpe?

Jary Mércio


Que golpe? Desde quando impeachment é golpe? Foi golpe contra o Collor? O PT e o movimento estudantil não comandaram as manifestações pela saída de um presidente legitimamente eleito, mas que vinha se mantendo ilegitimamente no poder, por seus atos contra o povo? Teve ditadura depois? O Congresso foi fechado, houve tortura? Ou assumiu o vice, que implantou o Plano Real, que acabou com a inflação e permitiu uma melhora da economia brasileira, o que, por caminhos tortos, acabou resultando, inclusive, na eleição do Lula, mais tarde? 

Mas agora é golpe? É golpe por quê? Por que é contra um governo que se intitula de esquerda, mas que não fez reforma agrária nem reforma alguma, só adoçou a boca do povo com medidas paliativas, empregos postiços, créditos sem fundo? Mas fosse qual fosse a ideologia desses piratas que ocupam o Palácio do Planalto, respondam-me, por que é golpe? Não se seguirá um rito, cobrado pelo Congresso e determinado pelo STF? Não se formou uma comissão processante na Câmara, da qual o PT e toda a esquerda participam? Sim, o PT, que não quis participar da Constituinte, expulsou deputados que participaram, e hoje tenta usar a Constituição para fugir de prestar contas à Justiça? 

E desde quando Lula e o PT, que se arvoraram em donos da ética, são também donos da democracia, como querem fazer parecer? Porque parece que são. Parece que sem eles, o mundo acaba. Que democracia é essa deles? Aquela que o próprio PT pratica, onde as decisões são tomadas entre quatro paredes depois de fazer o povo de bobo em intermináveis assembleias dos tais Orçamentos Participativos, das quais "todo mundo" participa mas nas quais ninguém decide nada porque as decisões são tomadas mesmo é pelos caciques do partido, no que chamam de centralismo "democrático"? 

A democracia que para vocês corre risco é aquela que tinha a República "Democrática" Alemã, a gloriosa Alemanha Oriental, comunista, do Muro da Vergonha e das medalhas olímpicas dopadas, porque tudo era mentira ali? Ou a democracia da celestial República "Democrática" da Coreia (do Norte), onde o Lula de lá é Deus? Ei, agora não estou falando com os que concordam comigo, estou falando com vocês mesmos que não tiram esse golpe da boca, o que tanto motiva os senhores a fazerem parte dessa manada? Ninguém pensa mais? Um fala, o outro repete a palavra de ordem dos marqueteiros palacianos (digo, os que não estão presos)? 

Essa é a intelectualidade brasileira, que não se respeita, confunde os tempos históricos, falseia a realidade, finge que não vê que essa gente está arruinando o País? Por que querem que permaneça no governo essa gente que nem quer governar, só quer o poder para continuar roubando e esfolando o povo? Por que tanto ódio por um juiz que apenas cumpre seu dever e por que tamanho apreço por assaltantes que querem levar o Brasil para o abismo? Até quando vão fazer esse ridículo papel de pelegos mentais? Tenho vergonha dessa geração de mentirosos e medrosos, paranoicos sem causa. 

Por que tanto medinho? Não há Guerra Fria, não há movimentação nas casernas, o que há é o povo que não aguenta mais tanta roubalheira, que sempre existiu, sim, mas que agora está escancarada e atingiu um nível insuportável. Nunca vi tanta gente intelectualmente desonesta ao mesmo tempo, pregando uma mentira, escravos do auto-engano, almas omissas, negacionistas profissionais. Não sei de quem vou acabar tendo mais asco, se dos ladrões oficiais de Brasília (mas vale também para os ladrões oficiais de todas as cidades do País, independentemente de partido) ou dos zumbis descerebrados, divulgadores desse golpe de marketing que tenta, mais uma vez, confundir corações e mentes dos brasileiros. 

Respeito quem tem opinião divergente da minha, não sou dono da verdade, não tenho opinião sobre tudo, mas, esses que falam em golpe, não pensem que não sei que a maioria de vocês nem sabe do que está falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário