quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

É só factoide

Durante o lamentável governo de Hélio de Oliveira (PDT) em Campinas não foram poucas as vezes em que o marketing da Prefeitura caprichou na apresentação de futuras obras que iriam modificar para melhor a cidade. A restauração do Centro, a construção de um grande teatro, parques municipais, novo desenho de Viracopos, reformulação viária de grandes regiões, transporte público elétrico (VLT), abertura de avenidas para desafogar o trânsito etc. e tal.

Eram todos factoides, ou seja, anúncios para aparecer na imprensa com grande destaque e depois esquecidos, porque não havia a menor vontade política e também faltavam recursos públicos (às vezes até havia recursos, mas o governo tinha outras “prioridades”, prioridades essas que ajudaram a o prefeito a ser cassado e a quadrilha toda ser descoberta).

Agora, no governo de Jonas Donizette (PSB) a coisa parece se repetir. Não bastasse esse governinho ter adotado a mesma tática de maquiar a cidade e fazer dessa “cosmetologia” uma forma de governo, o anúncio de factoides, tal qual o prefeito cassado, faz parte também do modo de governo do alcaide.

O Correio Popular estampa hoje em manchete que Campinas terá, em dez anos, 11 novos corredores de ônibus e outros meios de transportes. O projeto está sendo elaborado e vai ser apresentado à Câmara ainda neste ano.

Como se sabe, desde o fim do governo do “doutor” Hélio, a Prefeitura está tentando implantar um tal de BRT (Bus Rapid Transit) que ligaria, por vias exclusivas, a região do Campo Grande ao centro. Hélio anunciou, Pedro Serafim tentou viabilizar e Jonas refez tudo. Até os ônibus que seriam usados nos corredores foram comprados pelas empresas privadas e hoje circulam por aí em ruas e avenidas não propícias a esse tipo de veículo. Só faltou o dinheiro que viria do governo federal, coisa de quase R$ 400 milhões. Sem a verba federal, o projeto está parado, pois a Prefeitura não tem condição de arcar com os custos.

Ora, se não há dinheiro para fazer um corredor que se arrasta há quase 5 anos, como pode a Prefeitura anunciar 11 corredores para os próximos dez anos? Se não fez um em cinco anos, vai fazer 11 em dez anos?

E ainda vem com essa balela de que os veículos de transportes podem ser desse tipo ou daquele outro, como se tudo fosse conseguido num passe de mágica. Será que a trágica experiência com o VLT não diz nada a esse governo? Será que o governo não entende que um bom serviço de ônibus que fizesse jus ao elevado preço cobrado, já seria um grande negócio para a população?

Como se não bastasse a demagogia explícita ao anunciar factoides, o governo do Jonas está prometendo, tal qual o prefeito paulistano, encher a cidade de ciclovias. Como é moda em algumas cidades do primeiro mundo, os copiadores de ideias alheias se arvoram em querer fazer o mesmo por aqui.

Uma ou outra ciclovia com fins recreativos e de exercícios físicos, vá lá. Mas anunciar quase 200 quilômetros de ciclovias, numa cidade que está longe de ser plana, é querer brincar com a inteligência alheia. E, pior, é que essas ciclovias, em sua grande maioria, vão ocupar faixas de ruas e avenidas, diminuindo o espaço para o fluxo dos veículos motorizados.

Como o trânsito de Campinas – por falta de obras viárias – já congestiona fora do horário de pico em muitos locais da cidade, com ciclovias diminuindo o espaço, em breve teremos um cenário parecido com o do caótico trânsito de São Paulo.

Enquanto os factoides são anunciados, a saúde continua demorando muito a atender a população, o centro da cidade – fora aquele trecho enfeitado da Glicério – está um caos, o transporte coletivo é caríssimo e ineficiente, qualquer chuvinha destrói ruas e avenidas e alaga regiões inteiras, a buraqueira das ruas só aumenta com as chuvas e a falta de manutenção, praças e jardins parecem abandonadas etc. etc.

Esse é o governinho que vai tentar se reeleger em outubro. Espero que os eleitores campineiros não persistam no erro que cometeram em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário