sábado, 28 de novembro de 2015

The end



O governo petista acabou e acabou o PT.

As denúncias todas estampadas na imprensa durante a semana que termina hoje não deixam qualquer dúvida: não será mais possível governar o Brasil com as pessoas que hoje estão no poder.

Antes de partir para a Europa, Dilma Rousseff foi obrigada a assinar um decreto contingenciando mais de 10 bilhões de reais do orçamento deste ano. Isso significa que o governo não pode gastar esse dinheiro até o fim do ano. Motivo: esse dinheiro não existe e seria preciso pedalar para que ele ganhasse vida e fizesse pagamentos, como bolsas de estudo, fornecedores mais recentes, aluguéis de embaixadas etc. Ou seja: o avião presidencial decolou rumo a Paris, mas o governo ficou estancado no chão, paralisado, sem dinheiro pra nada e sem ação possível no campo da política e da economia.

Joaquim Levy hoje mais parece um fantoche das causas perdidas, pregando no vazio projetos de economia ou de recursos novos para os cofres públicos que não ganham qualquer repercussão no Congresso, o que significa que ninguém está nem aí com ele.

O Congresso, aliás, se divide em algumas categorias e todas elas contribuem para a paralisia do país. Boa parte tenta salvar a própria pele, envolvida que está nos Petrolões da vida e em outros casos de tenebrosas transações. Outra parte tenta exterminar esse governo, encontrar mais denúncias, preparar ações e discursos arrasadores para continuar posando de oposição e, num futuro próximo, angariar os frutos dessa posição. E há ainda uma terceira parte – que não é pequena – que foi eleita para se virar financeiramente e, diante das circunstâncias, procura ficar calada e muda, esperando a hora mais propícia para faturar algum e realizar seu projeto de enriquecimento ilícito com o qual sempre sonhou. Esse grupo tende a votar pelo impeachment, para ver se num próximo governo consegue se arranjar melhor.

E vai piorar.

As denúncias deste fim de semana são arrasadoras. Colocam a cúpula do PT – Lula e Dilma incluídos – dentro dos escândalos todos. Cerveró já disse que Dilma sabia de tudo sobre Pasadena e cobrava dele pressa nos trâmites que resultaram em prejuízo quase bilionário, em dólares, para a Petrobras. E em vultosas propinas para todos.

Delcídio já disse que trabalhava sob ordens diretas de Lula e sua mulher já teria dito que pediu para ele sair do PT enquanto era tempo e que a culpa de tudo que está ocorrendo com ele é “daquela f.da p.”, se referindo a Dilma.

As delações de empresários e o acordo de R$ 1 bilhão da Andrade Gutierrez mostra que as investigações estão no caminho certo e, fatalmente, cairão como mísseis teleguiados no Palácio do Planalto.

Tudo isso fez o Brasil, que já estava andando de muletas na economia e de algemas na política, parar de vez.  O país está vivendo ao sabor dos acontecimentos oriundos das investigações policiais. E só vai voltar a andar quando as algemas alcançarem os pulsos que ainda estão soltos, quando o governo cair e uma nova direção for dada tanto na política quanto na economia.

Aí então será tempo de iniciar a recuperação dos gigantescos estragos feitos pelo PT e suas quadrilhas em todos os cantos do Brasil. Será trabalho árduo, mas que será feito com prazer se as quadrilhas petistas todas estiverem onde já deveriam estar há muito tempo: atrás das grades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário