segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Vai saber...

Veja a que absurdo chegamos. Contei a um amigo sobre umas frase completamente malucas colocadas no Facebook e atribuídas à presidente Dilma Rousseff e ele, após rir do absurdo, ficou em dúvida: “Será que ela não disse isso mesmo?”. Eu disse que seria impossível, mas “vai saber”. As frases eram sobre a importância do Sol e da Lua e, segundo elas, Dilma teria dito que a Lua é mais importante que o Sol porque surge à noite, que é escura, e ajuda a clareá-la. Já o Sol só aparece quando está dia claro e, por isso, não tem importância. É óbvio que Dilma jamais disse isso, mas, diante de tanta besteira que ela tem pronunciado por aí, não seria de todo impossível que seu confuso cérebro tivesse produzido tamanha bobagem.

Ao mesmo tempo, na Suécia, Dilma fez uma declaração que pode ser (vejam bem, “pode ser”) a mais importante dos últimos tempos. Foi quando afirmou que o pensamento do partido (no caso o PT) não é o mesmo pensamento do governo, confrontando declaração do presidente do PT, Rui Falcão, que disse que Joaquim Levy deveria mudar sua política econômica (“liberar investimento e baixar os juros”) ou pedir para sair. Dilma garantiu que ele fica, que a política econômica dele é a do governo e desautorizou o presidente do partido a querer mandar nela. Como Falcão disse a frase ao lado de Lula, o episódio ganha maior importância ainda.

Se Dilma resolveu peitar o PT e levar adiante a política econômica de Levy por conta própria, teremos, nos próximos dias, um aprofundamento dessa divisão. Vai ser curioso, pois a oposição oficial hoje, embora saiba que medidas fortes precisam ser tomadas para o país voltar aos eixos, não quer que Dilma continue à frente do governo, prega o impeachment e, consequentemente, não pode ser a favor da política econômica. Ao mesmo tempo, o PT, se ficar contra a política econômica, vai dar as mãos à oposição para juntos protestarem por aí, só que uma querendo a queda da Dilma outra apenas de Levy....

Mas o absurdo a que chegamos não é esse descrito no parágrafo anterior. É pior.

Como Lula e Dilma já disseram mil vezes por aí que estão juntos e unidos, que nada vai separá-los, a frase de Dilma desautorizando o presidente do PT pode também ser uma boa jogada combinada entre eles. Ao rejeitar a queda de Levy proposta pelo partido, Dilma angariaria simpatias de uma parte do Congresso que é a favor das reformas, mas tende a votar com a oposição diante de tantos escândalos. Como os escândalos são mais do PT que de Dilma (embora ela tenha se favorecido muito deles, pois a corrupção comprou apoio política ao seu governo) ela pode acabar ficando simpática a muita gente com seu enfrentamento ao PT que, cada vez mais envolvido na corrupção, vai perdendo terreno no Congresso e pode acabar isolado, sem votos suficientes para mais nada.

Vai daí, Dilma poderia sair por cima, barrando a tentativa de impeachment que vem por aí. Depois, um encontro em Palácio, abraços amplamente fotografados e exibidos em Falcão e sorrisos para as câmeras, consertariam o “estrago”. Dilma se garante até o fim do mandato e o PT se reergue se a economia se reerguer até 2018.

Como se vê, depois que o governo ofereceu – publicamente – seus votos no Conselho de Ética para salvar o mandato de Eduardo Cunha (PMDB), desde que, claro, ele ficasse bonzinho e rejeitasse todos os pedidos de impeachment, não dá pra acreditar em mais nada quando se trata de PT. Pobre Brasil. 

4 comentários:

  1. Concordo plenamente, mais uma jogada desse "sujo" partido articulando formas de desviar à atenção ao que realmente vale. Artimanhas que provam que esse tipo de gente apenas quer tirar vantagem sobre toda a nação e custa à enxergar tamanha falcatrua.

    ResponderExcluir
  2. Isto é parte de uma parábola Sufi do século XIII, de Mulah Nasrudin: "Nasrudin walked into a teahouse and announced, "The moon is more useful than the sun." "Why?" he was asked. "Because at night we need the light more." Nasrudin gives the explanation that the light is needed more at night, after asserting that this moonlight is more important than daylight" : http://www.angelfire.com/ca3/gurdjieffsufi/mullah.html Agora, se ela citou isso, são outros quinhentos. No programa do Chaves, do SBT, também citaram. Agora se não citou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilma não elaborou o "pensamento" sobre o Sol e a Lua. Ele foi postado como piada no Facebook. Mas, como assinalei, são tantos os absurdos que ela fala, que tem gente que pensa que ela falou mesmo.

      Excluir
  3. Manobra do PT, que não é muito diferente da manobra do PSDB no TCE, que é: 6 aliados, alguns c ligação semi direta c o partido, e o citadini (pq obvio precisa alguem pra bradar palavras de orden e blá bla blá)

    ResponderExcluir