terça-feira, 9 de junho de 2015

A canalhice do PT nos jornalões

Na manchete dos portais dos dois principais jornais do país, hoje, Folha e Estadão, a palavra “concessões” é colocada sem qualquer problema. Acontece que essa palavra foi escolhida pelo PT para substituiu “privatizações” que é o que está ocorrendo. Tendo em vista que o PT demonizou as privatizações desde quando elas foram anunciadas no governo de Fernando Henrique Cardoso, ao tentar esconder que o PT está fazendo o que condenava, os dois jornais estão fazendo o jogo sujo da retórica petista, que atribui aos seus adversários ações que ele acusa de “negativas”, mas que ele mesmo adota.

Lamentável que tanto Folha quanto Estado não chamem de privatização a privatização que está em curso.

No caso, o PT chega a inovar a velha tática leninista de acusar os adversários de fazer aquilo que ele também faz, pois primeiro critica a prática e depois a realiza.

 Leiam esse trecho da reportagem da Folha: O modelo tucano de concessões, em que o governo pedia um pagamento pela entrega do bem público ao setor privado, está de volta.
Ele rompe com o modelo adotado no PIL 1, que privilegiava concessões pelo menor preço ao usuário de portos e ferrovias, quebrando monopólios nesses setores.
Agora, o governo volta a permitir monopólios para garantir que essas concessões tenham receitas para bancar as obras e ainda um valor, chamado de outorga, destinado ao Estado.

Como se vê, para tentar sair da crise e se livrar de passivos que oneram o orçamento, o PT está privatizando vários “patrimônios do povo brasileiro”, para usar a expressão tão cara a essa corja que está no poder.

Depois de quase duas décadas metendo a boca nas privatizações do governo tucano, o PT adota o mesmo modelo e, com a maior cara de pau, chama de “concessão” o que é privatização. Canalhice é pouca. O pior é os dois jornalões entrarem nessa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário