quarta-feira, 27 de maio de 2015

Um ninho internacional de corrupção

A prisão de dirigentes de entidades esportivas ocorrida na Suíça deve ser o início da devassa num setor que há muito tempo vem sendo acusado das mais cabeludas corrupções em vários países do mundo. E no Brasil, claro, a coisa deve ter encontrado terreno fértil. Desde os tempos de João Havelange que ouço falar que a antiga CBD (atual CBF) era um ninho de corruptos. Havelange foi eleito presidente da Fifa em 1974 com o apoio maciço de países africanos e outros do terceiro mundo. Dá pra imaginar como o rico empresário brasileiro conseguiu esse apoio na época.

Aliás, fui conferir na Wikipédia se a data era essa mesmo e olha só o que encontrei no verbete dele, logo na primeira linha: “Havelange praticou corrupção, natação e polo aquático profissionalmente, obtendo uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1955.” Quem quiser pode conferir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Havelange .

Depois disso, não havia torneio de futebol que a Fifa patrocinasse que não tivesse alguma denúncia de corrupção. Como era entidade privada, a investigação era mais difícil, mesmo para países do primeiro mundo.

O período de Ricardo Teixeira (não por acaso genro de Havelange) à frente da CBF foi todo marcado por denúncias e mais denúncias de corrupção. Hoje ele vive no Uruguai, mas já viveu bom tempo em Miami. Está escondido? Não sei, mas há histórias cabeludas em torno dele e as investigações podem facilmente alcançá-lo.

No meio do noticiário sobre essas prisões – manchetes em todo o mundo, diga-se – uma notícia meio escondida tem excitado a imaginação de alguns que, como eu, sempre viram o governo petista como envolvido em muitos casos de corrupção, o que vem sendo comprovado quase que diariamente.

Trata-se da informação de que as autoridades norte-americanas estão investigando também como ocorreu a escolha do Brasil para ser sede da Copa de 2014. 

Claro que a investigação pode dar em nada e a escolha tenha sido feita dentro de critérios estabelecidos. Mas, conhecendo os petistas e Lula como conhecemos, não será novidade alguma se o FBI descobrir que  os responsáveis pela escolha do Brasil receberam gordas propinas ou outros agrados do governo do PT. A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário