domingo, 24 de maio de 2015

Um cenário preocupante

A ausência do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ao anúncio mais importante desde que assumiu o cargo, sabe-se agora, não se deu por um simples resfriado. O motivo foi outro, muito pior: desavenças na equipe que comanda a economia do país.

A informação está em todos os jornais e se vazou assim tão facilmente é porque o próprio ministro não fez muita questão de esconder. E a desavença nem é, digamos, ideológica. É prática mesmo: o ministro queria um corte maior e uma análise realista da situação financeira do Brasil. E o que se viu foi um corte menor e uma análise que, se não foi escrita pelo marqueteiro João Santana, chegou perto. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa – que foi a “estrela” do anúncio do tal do “ajuste fiscal” – dizia a toda hora que tudo ia ser cumprido, dos programas sociais aos pagamentos das dívidas, que não haveria recessão etc. e tal.

Ora, os números atuais e as projeções para curto prazo mostram realidade diferente daquela exposta por Barbosa. O PIB tende a ser negativo, os cortes nos programas sociais já estão acontecendo, os Ministérios da Saúde e da Educação tiveram redução de verbas significativas e o rombo da Previdência está estimado em quase R$ 80 bilhões, bem acima dos quase R$ 50 bilhões de 2014.
Ou seja, o quadro é altamente preocupante.

E, como se tudo isso não bastasse, os jornais deste domingo já demonstram a preocupação de alguns setores do governo com a permanência de Levy na Fazenda. Se Levy não conseguir superar o golpe que sofreu – dado por Dilma e pela turma do Planalto que gosta de mentir – sua saída será inevitável. Mesmo porque, com cortes aquém dos necessários, com gastos além da arrecadação, com a manutenção de uma mastodôntica equipe, o governo não terá não só a confiança necessária para receber investimentos de fora, mas não terá dinheiro suficiente para manter o país funcionando. E da impressão de mais dinheiro sem os devidos lastros nós sabemos muito bem a consequência: inflação elevada e indomável.

Para se manter no poder, o governo precisa de ajustar as contas de acordo com a realidade. E a realidade é uma coisa que tem passado ao largo da cabeça dos presidentes petistas. Eles preferem criar uma fantasia baseada na propaganda enganosa que temos visto nos últimos anos. Só que agora o Brasil real está sendo escancarado. E o PT tão competente em criar antagonismos em todos os setores da sociedade, mostra não ter a mínima competência para sair de uma crise. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário