segunda-feira, 11 de maio de 2015

Fator previdenciário: faz tempo que a culpa é do PT

Jornais de hoje informam que o governo petista está em plena ofensiva para que a base aliada não aprove qualquer flexibilização no fator previdenciário. Alguns petistas até estavam a favor dessa mudança para agradar ao movimento sindical, mas o Planalto bateu na mesa e impediu que seus parlamentares mexam no índice que diminui a aposentadoria do trabalhador.

Pra quem não sabe ou não se lembra, o fator previdenciário foi criado na era FHC. Ele consiste em diminuir o valor da aposentadoria dependendo da idade com que o cidadão se aposenta. Quanto mais novo ele atingir os critérios para aposentadoria, maior será a redução do valor a ser pago pela Previdência.

O fator foi criado para diminuir o enorme déficit da Previdência (todo ano os cofres públicos socorrem a Previdência com cerca de 50 bilhões de rais para que ela possa pagar as aposentadorias todas) e incentivar pessoas com 50, 60 anos a continuar trabalhando. Pelas regras atuais, com 35 anos de contribuição um homem pode se aposentar. Para as mulheres 30 anos bastam. Se começaram a trabalhar com 20 anos, um homem pode se aposentar com 55 anos e uma mulher com 50. E, convenhamos, nessa idade, a grande maioria pode trabalhar por um bom tempo ainda. 

Na época, o PT fez a maior campanha contra o fator previdenciário. E FHC ainda caiu na besteira de dizer que o fator serviria para fazer com que alguns servidores públicos “vagabundos” trabalhassem mais.

Claro que o PT aproveitou a deixa e saiu por aí dizendo (tem petista que diz isso até hoje) que FHC chamou todos os trabalhadores brasileiros de vagabundos.

Bom, em 2003 O PT chegou à presidência. E o que aconteceu com o detestável e odiado fator previdenciário que, na linguagem petista da época, “sacrificava o trabalhador brasileiro que havia contribuído durante três décadas para a Previdência e agora era enganado, recebendo muito menos do que era seu direito”?

Absolutamente nada. O PT que tanto combateu o fator previdenciário, ao chegar ao poder – onde esta há 12 anos e alguns meses – nada fez para extingui-lo ou mesmo mudá-lo, amenizando seus efeitos.

O pior é que até hoje criticam apenas FHC pela criação do fator previdenciário, se esquecendo que acabar com ele dependia apenas de uma MP ou um decreto. 

Em 12 anos no poder, o PT não tomou essa iniciativa. Pelo contrário, mandou que seus deputados e senadores (do PT e da base aliada) sempre votassem contra qualquer tentativa de extinção ou mudança. Exatamente como está fazendo agora, criando uma ofensiva para que não haja nem sequer uma flexibilização do fator previdenciário. 

Ou seja, há muito tempo a culpa pela diminuição da aposentadoria do trabalhador brasileiro não é mais de FHC. É do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário