sexta-feira, 29 de maio de 2015

Estadão e Folha têm medo da verdade?

Alguém este mentindo – e muito – em relação ao número de participantes do ato dos professores estaduais hoje em São Paulo.

A Folha e o Estado cobriram o movimento de forma muito parecida. Ambos deram destaque à continuidade da greve – que pode bater recorde de duração – e ao número de presentes. Sobre os dias parados, nenhuma dúvida, claro, não há como inchá-los ou diminuí-los. Mas com relação à presença a coisa é muito ruim.

Parece que os dois jornais não querem comprar briga com ninguém e dão os números tanto da Apeoesp quanto da PM. E eles são absurdamente diferentes.

Para a Folha os organizadores disseram que havia 20 mil pessoas no ato e que, em abril, 60% da categoria havia aderido à greve.  Mas atualmente a adesão é de 30%. A PM calculou em mil (isso mesmo, mil!) os presentes e o governo do Estado, segundo o jornal, informou que a adesão caiu de 5% em abril para 4% em maio.

Para o Estadão, a Apeoesp disse que havia 40 mil pessoas presentes ao ato. Já a PM disse que participaram do ato 4 mil pessoas. A adesão, no Estadão e segundo o sindicato, está nos mesmos 30% da Folha. E para o governo do Estado, segundo o jornal, apenas 5% da categoria estão fazendo greve.

Como se vê, os números são tão diferentes que não estão sequer próximos um do outro. Se uma categoria com mais de 300 mil tralhadores está com 30% parada, isso dá 90 mil grevistas. Se for 5%, a coisa cai para 15 mil. E, claro, não é difícil saber numa época de comunicações instantâneas, quantas pessoas realmente estão em greve. 

E se num local há 30 ou 40 mil pessoas, dificilmente alguém iria afirmar que havia mil. Ou mesmo 4 mil. E vice-versa: ninguém em são consciência vai dizer que há mil ou 4 mil pessoas num lugar onde estavam 30 ou 40 mil pessoas. Não dá para disfarçar o erro. É mentira grossa mesmo, em ambos os casos.

E como não sabemos quem está falando a verdade, os jornais, que deveriam ter a verdade como primeira preocupação, não se importam em publicar números tão díspares sem sequer dizer qual dos dois se aproxima mais da realidade.

Ainda mais curioso é que 30 ou 40 mil pessoas formam uma multidão altamente fotogênica. E tanto o Estado quanto a Folha, embora publiquem os números da Apeoesp (30 e 40 mil pessoas) preferiram não mostrar essa multidão. A Folha Online publicou dez fotos e na que há mais gentge, há, no máximo, umas 500 pessoas. O Estadão, no seu portal, publicou sete fotos. A que tem mais gente também não mostra mais que 500 pessoas, como pode se ver abaixo.

Lamentável a posição dos dois maiores jornais do país.

Foto do Estadão Online

Foto da Folha Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário