segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pega na mentira

Do site da revista Veja:

Um texto publicado no Portal Metrópole e que circula nas redes sociais atribui ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a frase "precisou-se que uma mulher chegasse ao poder para se começar a limpar a corrupção". O mandatário norte-americano teria feito o elogio à presidente Dilma Rousseff durante a Cúpula das Américas, evento que ocorreu na semana passada no Panamá e reuniu diversos chefes de Estado americanos, como Raúl Castro (Cuba) e Nicolás Maduro (Venezuela). 

A frase, no entanto, não consta nas transcrições dos discursos e das coletivas de imprensa concedidas por Obama durante o evento. A Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, disponibiliza todo o material em seu site. Dilma e Obama tiveram encontro público, no qual ficou agendada uma visita da presidente do Brasil aos Estados Unidos no dia 30 de junho. 

O Portal Metrópole diz que a frase foi pronunciada durante o discurso de Obama e, pelo jeito, não foi. E se tivesse dito, estaria provando estar totalmente desinformado do que ocorre no Brasil.

Mesmo porque a corrupção na Petrobras, por exemplo, a maior do mundo, começou de modo institucional, aumentando substancialmente os valores e determinando a distribuição entre partidos políticos em 2003, 2004, como disseram os presos na Operação Lava Jato em confissões na delação premiada.

Dilma teve todo poder sobre a Petrobras desde 2003, quando foi nomeada ministra das Minas e Energia e só aumentou esse poder como ministra da Casa Civil e como presidente da República. 

Enquanto isso, a corrupção corria solta. Só quando a Polícia Federal, acionada pelo Ministério Público e com as investigações sobre o doleiro Alerto Youssef alcançaram a Petrobras e o PT, é que Dilma começou a discursar que estava combatendo a corrupção. Na verdade, jamais combateu. Pelo contrário: sabia que ela existia e nada fez. E dela se aproveitou, já que a base aliada só lhe apoiava porque era comprada com o dinheiro da corrupção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário