quinta-feira, 16 de abril de 2015

O PT vai privatizar o pré-sal

Quem disse que o PT não faz privatizações? Saiu hoje no jornal Valor Econômico que a Petrobras vai incluir participações em blocos do pré-sal entre os ativos que pretende vender para arrecadar até US$ 14 bilhões entre 2015 e 2016. O jornal apurou que a estatal decidiu colocar no programa blocos de boa qualidade para tornar o pacote mais atraente aos investidores.

Como sabemos, esse o plano de vendas do patrimônio da estatal foi anunciado pela companhia no início de março, mas o processo efetivo está começando agora, com a abertura das informações aos investidores interessados. O processo está sob a coordenação do Bank of America, contatado pela 
Petrobras para oferecer o patrimônio público da empresa aos interessados.

Pois é. As privatizações que ocorreram na era FHC e que tantos lucros trouxeram e continuam trazendo para o Brasil sempre foram criticadas violentamente pelo PT. Pois agora é o PT quem está privatizando. Isso é ruim? Pode ser e pode não ser.

Se as regras da privatização acompanharem o que foi feito em algumas estradas federais, vai ser muito ruim para o Brasil. Isso porque o governo petista exigiu que os pedágios dessas estradas tivessem um preço bem menor que os das estradas estaduais paulistas, só para dizer que nas estradas 
federais o pedágio do PT era mais barato que o do PSDB.

Só que deu zebra. Com pouca arrecadação, as empresas que adquiriram o direito de administrar as estradas federais e cobrar pedágios não tiveram recursos para investir na melhoria e manutenção das rodovias. Resultado: as estradas continuam ruins, só que agora com pedágio.

Se essa demagogia, esse populismo que só desgraça o país continuar a existir na privatização de áreas do pré-sal, então não vai dar nada certo. Mas, como quem está dirigindo a economia é um liberal, que pensa totalmente diferente da cúpula petista, a coisa pode andar e o resultado pode muito bem ser favorável ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário