quarta-feira, 1 de abril de 2015

Derretendo em público


O governo Dilma acabou, já disseram alguns analistas. Ele estaria sendo comandado por Joaquim Levy na área econômica e por Renan Calheiros e Eduardo Cunha – os presidentes do Senado e da Câmara respectivamente – na área política. Vários fatos reforçam essa tese e não vou enumerá-los porque parece ser isso mesmo que está ocorrendo. O papo aqui agora é outro: é a certeza de que o governo Dilma foi abandonado pela população brasileira.

A pesquisa CNI/Ibope não deixa qualquer dúvida de que não há outra saída para Dilma e seu malfadado PT a não ser abandonar o barco e deixar que uma coalizão mais ao centro tome as rédeas e, principalmente, acene ao mercado interno e externo que a farra acabou, que as medidas anunciadas serão pra valer e os contratos serão cumpridos. Garantindo a confiança da população, basta cortar os enormes excessos desse perdulário governo que a travessia para a normalidade se dará, não sem sacrifícios que eles se fazem necessários depois dos desgovernos petistas, mas com mais calma.

Como Dilma e o moralmente falido PT vão abandonar o barco não é o principal. Pode ser renúncia da presidente, pode ser impeachment pelo Congresso e pode ser também uma desculpa qualquer (“tratamento de saúde” por exemplo). Ou uma investigação rápida que atinja mortalmente o Palácio do Planalto, Lula e a cambada toda. Suspeitas abundam: Petrolão, perdão de dívidas a ditaduras africanas para elas contratarem empresas brasileiras, a farsa do fim da dívida com o FMI, a farra dos empréstimos secretos do BNDES e por aí vai. Qualquer atividade governamental que envolva enormes somas é passível de ter uma corrupção do PT.

Acontece que, depois dessa pesquisa que demonstra que até nos feudos petistas, devidamente comprados pelo Bolsa Família e pelas ameaças da mamata acabar se a oposição  fosse eleita, o governo é considerado ruim e péssimo pela grande maioria, ficou ainda mais difícil governar. Não haverá espaço público que um petista graúdo aparece e não seja vaiado.

Como diz a Folha de hoje, “mesmo com a estratégia de melhorar a comunicação com a população e de explicar os ajustes feitos pelo governo, a reprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff continua expressivo. A confiança da população na presidente Dilma Rousseff inverteu-se completamente em quatro anos...”

Há 20 anos um presidente brasileiro não tinha um índice de desconfiança tão alto. Apenas 24% dos entrevistados dizem confiar na petista. A reprovação do governo Dilma está em 64%. Em todos os estratos houve queda da avaliação, como o combate à fome, ao desemprego e à inflação e impostos.

Quem avalia o governo positivamente hoje equivale a menos da metade do tradicional eleitoral petista: apenas 12%. A reprovação pessoal da maneira de a presidente governar chegou a 78%.

Mostra a pesquisa ainda que, questionados sobre as perspectivas para os próximos anos de governo, 55% acham que o futuro do governo não será bom. Apenas 14% acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom. Ou seja, não há clima algum pra esse governo continuar no poder.

E, se em 12 de abril, alguns milhões forem novamente às ruas protestar contra o desgoverno de Dilma e do PT, aí não tem mais jeito mesmo. Ou eles se mandam ou arrastarão, pelos 3 anos e nove meses que têm pela frente, o Brasil para um enorme precipício.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário