terça-feira, 24 de março de 2015

Luciano Coutinho é multado por esconder empréstimo ao Friboi

Notícia do site do PSDB: O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, foi multado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A punição ocorreu pelo fato de Coutinho não explicitar ao tribunal os detalhes do financiamento que o BNDES fez ao grupo JBS Friboi.

“A gestão do BNDES é uma vergonha para o Brasil”, declarou, em referência ao episódio, o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC). O tucano disse que ao longo dos últimos anos o banco se caracterizou por operações sigilosas e controversas, como o financiamento a países não democráticos e a grupos econômicos específicos, sem que os critérios para os empréstimos fossem conhecidos pela população.

Tebaldi destacou que a responsabilidade do BNDES é ainda maior porque o material de trabalho do banco é o dinheiro público. “O BNDES pega dinheiro do povo e, em vez de promover o desenvolvimento do país, atua para ajudar os amigos do rei”, disse.
O deputado elogiou a multa aplicada a Luciano Coutinho e pediu o aprofundamento das investigações sobre o BNDES. Uma CPI para apurar os negócios do banco foi requisitada no Congresso Nacional, e tem apoio de tucanos como o deputado federal Mendes Thame (SP) e o senador Álvaro Dias (PR).

É o cúmulo da desfaçatez um presidente de um banco público se negar a fornecer informações sobre os empréstimos que o BNDES banco faz com dinheiro público. Pior ainda é saber que o governo federal empresta dinheiro a 12,75% ao ano e coloca no caixa do BNDES que empresta a menos de 5% ao ano para os “eleitos” pelo banco, vale dizer, pelos cardeais petistas. É assim com o JBS Friboi e foi assim com Eike Batista. A diferença entre os juros até poder-se-ia dizer que seria coberta pelos altos impostos que uma grande e bem sucedida empresa pagaria. Mas só que não é assim. O JBS vem se especializando em pagar altas somas não de impostos, mas em doações para campanhas eleitorais do PT e aliados. Já Eike Batista...


No fim, o prejuízo quem paga somos nós. Parece que o presidente do BNDES nem ligou para a primeira multa, de R$ 10 mil, não cumpriu o pedido do TCU e a multa deve ser aumentada para R$ 30 mil. Leio na coluna do jornalista Claudio Humberto que “uma terceira desobediência poderá tornar o presidente do BNDES proibido de exercer função pública. E pode perder o emprego.” É o que se espera para que esse episódio, que enche de vergonha toda a direção do BNDES tenha um fim e que finalmente o Brasil possa conhecer os motivos pelos quais Luciano Coutinho, esse vassalo de Lula, tanto protege uma transação com dinheiro público que, só por esse motivo tem a obrigação de ser transparente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário